Terapia Cognitivo-Comportamental

Por que fazemos a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

Dra. Fabiana Martello
Psicóloga - CRP/MT 18/633 | Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica focada no presente, que visa resolver problemas de forma prática e eficaz. Diferente de outras formas de terapia, a TCC é estruturada e baseada em objetivos claros, definidos em conjunto com o paciente.

Essa abordagem parte do princípio de que nossos pensamentos influenciam diretamente nossos sentimentos e comportamentos. Por isso, a TCC trabalha para identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais que possam estar causando sofrimento. Tanto o paciente quanto o terapeuta desempenham papéis ativos no processo, com tarefas e exercícios que ajudam a aplicar as estratégias discutidas em sessão na vida cotidiana.

A TCC é especialmente eficaz para o tratamento de ansiedade, depressão, transtornos alimentares, entre outros, proporcionando resultados mensuráveis e uma melhora significativa na qualidade de vida.

Impactos Reais

Depoimentos
de Pacientes

Depoimentos de Pacientes

FAQ

Perguntas
Frequentes

  • Vários planos de saúde cobrem o tratamento da EMT ou fazem reembolso. Como o tratamento é reconhecido pelo CFM e ANVISA e tem a segurança e eficácia muito comprovada, é um direito do paciente ter o tratamento custeado pelo plano. 
  • Caso o plano recuse o tratamento a pessoa tem direito de recorrer a um advogado para buscar seu direto. 
  • Diversos pacientes conseguem na justiça o direito de realizar o tratamento e conseguem o alívio de seus sintomas. 

Não. O momento correto de ajustar, reduzir ou retirar as medicações será estabelecido conforme a sua resposta e com o médico especialista. Pacientes podem precisar do uso de medicações em conjunto com a EMT para conseguir as melhores respostas para a Depressão e Ansiedade.

A técnica é considerada muito segura, com uma baixa taxa de efeitos colaterais. Os mais comuns são desconforto no local da aplicação, alguns pacientes sentem dores de cabeça ou náuseas que costumam melhorar após uso de medicações sintomáticas simples.

Existe um risco teórico de convulsões, que é menor do que o associado a alguns antidepressivos e, segundo os registros, ocorre principalmente em pessoas com epilepsia descompensada, tumores no cérebro ou uso crônico de drogas.

Pacientes com transtorno bipolar podem apresentar sinais de mania ou hipomania, da mesma forma que aconteceria com um antidepressivo. Isso não impede o uso na depressão do transtorno bipolar.

Como em qualquer tratamento médico, a resposta individual de cada pessoa pode variar. Lembre-se que não é possível garantir resultados, pois isso depende do seu organismo, da doença e de outros fatores.

A Estimulação Magnética Transcraniana em Cuiabá – Mato Grosso

No IPEC aplicamos os mesmos princípios do tratamento utilizados no Toronto Western Hospital, um dos maiores centros de estimulação magnética das Américas. Onde dezenas de pesquisas e milhares de tratamentos com Estimulação Magnética Transcraniana foram realizados.

Somos o único centro especializado de Cuiabá a utilizar a Estimulação Magnética Transcraniana no tratamento da Depressão, buscamos facilitar o acesso ao método com tratamento individualizado para cada pessoa.

Depressão tem Tratamento!

Preencha para Falar com um Atendente!